quinta-feira, 17 de junho de 2010

Pais e Filhos


O negóçio é o seguinte: EU DESISTO!

Pode parecer exagero meu, eu sei, mas eu entendo muito bem porquê no Japão os jovens se matam pela pressão dos estudos, da carreira; e digo mais, se eu tivesse nascido lá já teria me matado, não tenham dúvida. É por isso que eu não nasci lá. Só pode.

E eu não sou a pessoa mais forte, mais determinada e mais motivada que eu conheço, passo longe disso tudo. Aliás, a vida começou a me ensinar bem cedo que tudo que eu queria, que tudo que eu amava ía embora, independente do que fizesse contra isso. Então eu parei de lutar e resolvi me entregar a qualquer escuridão que fosse. Eu tinha 12 anos porra!
Mas eu não to aqui pra discutir isso. Eu to aqui por outro motivo, um bem mais viável de assunto do que esse, mais importante pra mim.

Talvez você não saiba, mas o maior sonho da minha vida não é ir pro Japão como a maioria pensa. Não, o maior sonho da minha vida é ser mãe. Não parece, nem um pouco, mas é.
Então, eu sempre penso que tipo de mãe eu vou ser. E eu penso, todos dias, e peço também pra poder ser uma mãe bem diferente das que eu vejo por aí e diferente em muitos aspectos que eu vejo dentro da minha própria casa. Eu peço mesmo pra ser diferente, porque eu passo por coisas que sinceramente acho que nenhum filho deveria passar, eu já ouvi muitas coisas que nenhum filho deveria ouvir. Pelo menos não um filho como eu.

A situação é que eu passei a minha vida escolar quase toda sem maiores problemas, sempre tirei notas boas, sempre fui uma das melhores alunas da sala, ninguém nunca reclamou de mim. "Ela é tão quietinha", é o que as pessoas ainda falam de mim. Mas chega uma hora na vida que se descobre que o simples esforço pra passar na prova de final de ano não é suficiente e aí começam as pressões. A pressão de que profissão você vai escolher, os "Você tá escolhendo a coisa errada" que eu tive que ouvir e ainda ouço. Todos os dias. Sempre.
Agora eu me pergunto: pais também foram filhos, então porque eles reclamam tanto quando o filho só quer viver a porra da vida dele e quebrar a cara por si mesmo?!

Porque eu não posso ter o apoio dos meus pais em um dos momentos que mais preciso do apoio deles?

Eu nunca fui uma filha muito consciente, aliás, a maioria não é. Mas depois de uma certa idade a gente começa a entender o esforço que nossos pais fazem pra nos dar o melhor, o que eles não puderam ter. Eu entendo isso perfeitamente.
E foi isso que eu tentei fazer, numa das poucas vezes na vida que eu pensei mais neles do que em mim, colocando meus estudos em jogo, disposta a me sacrificar mais pra compensar. E sabe o que eu ouvi? "Você não estuda", "Eu não vejo você estudar".

Como ele vai me ver estudar se desde que eu sou criança ele nem olha, não repara em mim?


Eu só acho que filhos também sofrem.
Mas pais e mães se encontram em uma posição hierárquica muito maior, muito mais experiente. Se esqueçem que experiência não é o mesmo que ter muitos aniversários. Pais e mães também são injustos e também machucam. Seres humanos erram, eu sei. Isso é normal, mas não cobre aquilo que você não faz e muito menos aquilo que você não vê!
Não cobre um 1º lugar numa lista de faculdade se você não sabe o que seu filho passa pra poder chegar lá...e acredite, não é o que você pensa.




O que eu quero dizer mesmo aqui é:
Pelo amor de Deus, não cobrem dos seus filhos aquilo que vocês não sabem se eles vão aguentar. Sejam pais compreensivos e amorosos. Demonstrem isso! Por favor. Sejam os melhores pais que vocês podem ser...
Porque é isso que eu pretendo, e sinceramente acho que é por isso que eu quero tanto ser mãe.







See ya, kids.

3 comentários:

Matheus Oliveira disse...

Eu confesso que já cansei de fazer as coisas (mesmo que eu não quisesse) esperando pelo menos um "parabéns" ou um "obrigado" e não conseguir.

"Eu não vejo você estudar"
(Já cansei de ouvir isso. Quando eu me esforçava, quando eu não me esforçava, seja quando for!)

Por algum motivo, os ideais da adolescência somem quando se vira adulto. Isso explica a quantidade de besteiras que vemos e ouvimos na TV todos os dias os pais fazerem.

E só pra concluir: Eu já sabia que seu maior sonho é ser mãe. E, com esse post, você confirmou a minha tese do porque você quer isso tanto.

Beijo.

Luci disse...

É, eu te entendo em parte. No meu ano de vestibular eu estudava mais de 10 horas por dia e ouvia às vezes a mesma coisa. Depois que passei, fiz questão de falar 'e olha que eu nem estudei muito, hein.' - e eles obviamente ficaram quietos. MAs faz parte. Acho que todo mundo que quer ser mãe/pai e que diz que vai ser diferente do que tem em casa, acaba sendo meio igual. Não é proposital, é questão de hábito mesmo.

Enfim, não fique remoendo essas coisas. Pais sempre vão abusar do poder e sempre vão te pressionar por alguma coisa. Beijinhos, Ivy.

Carla Jemima disse...

por um motivo que eu sei que você desconhece, eu entendo muito bem o que é fazer certas coisas para agradar a seus pais, para fazer eles te verem como "aquele' filho e não ser reconhecido.
Por esse mesmo motivo eu sei o que é fazer tudo pelo bem deles passar por cima de seu próprio bem. Sei tbm o que é passar a vida inteira sem que reparem em vc
Mas eu sei que eles fazem td pelo meu bem(embora o meu ponto de vista de "meu bem" e o deles seja quase que completamente diferente) e por isso, e só por isso, eu tento passar por cima e deixar rolar...
Eu entendo o que diz e concordo em parte com o q diz e meu maior sonho tbm é o de ser mãe, e espero ser uma mãe melhor do que a minha, o que é natural!
Mas, pelo motivo do inicio do post, acho que esse sonho eu nunca vou realizar...
Bjs menina!